22 de abril! Por que celebramos a Aviação de Caça?

O dia 22 de abril de 1945 foi um marco na participação da Força Aérea Brasileira (FAB) no contexto da segunda guerra mundial, quando os pilotos do 1º Grupo de Caça (1º GAVCA), o Senta a Pua, realizaram o maior número de missões em um único dia na Campanha da Itália.

Para se ter uma ideia, a média de missões em janeiro era de duas missões dias – sendo cinco o maior número um único dia – o que passou para 4,5 em média em abril, sendo 22 de abril como o dia com maior número, um total de 11 missões, envolvendo sempre 4 aeronaves por esquadrilha P-47 “Thunderbolt”, sendo: Comandante, Ala, Líder do 2º Elemento e Ala do 2º Elemento. Até então, o dia 18 de abril era o de maior número de missões, somando oito.

Para cumprir as onze missões do dia, foram utilizados 22 pilotos, ou seja, como eram quatro aeronaves por vez, os pilotos realizaram uma média de dois voos naquele dia, totalizando 44 decolagens. Os escalados foram: Buyers, Canário, Coelho, Dornelles, Eustórgio, Goulart, Horácio, Keller, Lara, Lima Mendes, Meira, Neiva, Nero (comandante do esquadrão), Paulo Costa, Perdigão, Pereyron, Pessoa Ramos, Poucinha, Rocha, Rui, Tormin e Torres.

Imagem real de ataque do Senta a Pua missão nº377 (Crédito: Sentando a Pua)

Em números, a partir da base em Pisa, o dia da caça representa mais de 9 horas de voo entre 8h30 às 17h30, 11 missões cumpridas (nº 372 a 382), 24 bombas de 500 Libras lançadas ou seja 5,44 toneladas, 18 foguetes e 44.710 cartuchos .50 disparados.

O mais irônico é que o Comando do 350th Fighter Group United States Air Force (USAF), unidade a qual o 1º GAVCA estava integrado, chegou a pensar em desfazer esquadrão brasileiro, transformando-o em uma unidade mista ou ceder sua estrutura para pilotos americanos, pensando justamente no desgaste físico ocasionado pelo avanço da guerra na Itália e o momento decisivo nos dias finais, no que ficou conhecido como ofensiva da Primavera. O que não aconteceu, e os brasileiros seguiram juntos e firmes.

Resultados do 22 de abril, foram destruídos ou imobilizados: 97 transportes a motor, 35 veículos de tração animal, 14 edificações, 01 pote de barca e 01 ponte rodoviária, além de outras 4 posições militares identificadas pela inteligência aliada. Dos 22 pilotos, o 2º tenente Marcos Eduardo Coelho Magalhães foi abatido no cumprimento da missão nº 381 e feito prisioneiro pelos alemães, após saltar de paraquedas, sendo solto no fim da guerra.

Presidential Unit Citation

Após a guerra na Europa, no dia 17 de maio de 1945, o comandante do 350th FG, o coronel Ariel W. Nielsen reconheceu o esforço dos brasileiros e enviou uma proposta para entregar a Presidential Unit Citation, um mérito pessoal do presidente dos Estados Unidos por feitos em combate, em geral entregue apenas a militares americanos.

Por algum motivo, o pedido ficou esquecido e apenas em 1986, a condecoração foi assinada pelo presidente Ronald Reagan e numa solenidade no dia 22 de abril, na base Aérea de Santa Cruz, foi entregue ao 1º GAVCA, quando também ficou instituído o “Dia da Aviação de Caça”.

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(Fotos) Aviação de Caça