Há 80 anos, uma fotografia feita em 28 de janeiro de 1943 marcou como nunca a história da cidade do Natal e registrou um momento que impactaria para sempre a vida de milhares de brasileiros. Trata-se do encontro dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt, respectivamente, que ficou conhecido posteriormente como a Conferência do Potengi.
O cenário do registro fotográfico teve um cenário um tanto inusitado diante da importância do fato: Um simples jeep militar e um prédio identificado muito facilmente pelos arcos, que à época era uma base militar da Marinha dos EUA (United States Navy).
Na imagem, podemos ver o jeep fornecido pelo Exército – o famoso jeep 7 ou SN 2083696 – onde estão no banco da frente o presidente Roosevelt e o motorista, o capitão David Moore. Atrás, estão o comandante-geral da Divisão do Atlântico Sul da Força Aérea do Exército EUA, o vice-almirante Jonas Ingram, ao lado do presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Um detalhe pouco mencionado é a presença de um quinto tripulante, que na foto se vê apenas o quepe da Marinha. A tese é que seria o ajudante de ordem de Ingram, que por sinal, também era seu filho.