No final de 2024, os chineses revelaram ao mundo, na região de Chengdu – o que pode ser – um dos primeiros caças furtivos de combate de 6ª geração e em condições operacionais.
Podemos imaginar como seria se algo assim acontecesse no Brasil?

É possível, ou melhor, rememorar algo do tipo pois em 1944, a base de Parnamirim Field, em Natal/N, recebeu a visita de vários esquadrões equipados com um avião ultrassecreto e vital para a para o fim da Segunda Guerra Mundial. Guardadas as proporções, seria como se durante um exercício militar, a exemplo da Cruzex, os EUA trouxessem para Natal um F-22 “Raptor” ou até mesmo um SR-72.
No caso real e histórico, estamos falando da passagem das B-29 “Superfortaleza Voadora” e antes de contar esse episódio único, precisamos resgatar alguns fatos. O primeiro deles, o ataque japonês contra as forças navais norte americanas, em 7 de dezembro de 1941, no arquipélago de Pearl Harbor, no oceano Pacífico, que colocou de vez os EUA na Segunda Guerra Mundial e despertou um sentimento quase que unânime entre os americanos de que deveria haver uma resposta militar contra o Japão.
A primeira tentativa foi o “raid de Doolittle”¹ que aconteceu ainda em abril de 1942, quando uma esquadrilha de bombardeiros médios B-25 “Mitchell” decolaram do porta-aviões USS Hornet, sob diversas limitações que influenciaram o poder de fogo e autonomia, motivos que obrigaram os pilotos a fazerem um ataque pouco efetivo em áreas industriais de Tokyo e Nagoya, e realizarem pousos forçados ao leste da China, onde os japoneses já ocupavam o território, o que facilitou a captura dos pilotos e tripulantes.

Demorou sete meses para que um novo ataque fosse planejado, apenas em janeiro de 1943, na Conferência de Casablanca, onde estavam o presidente americano Flanklin Delano Roosevelt, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill, e inúmeros generais aliados. Um dos temas discutidos foi um plano de ataque efetivo e impactante em território japonês, ou seja, deveria fragilizar a máquina de guerra em alguma cidade industrial. Coincidentemente, esse encontro antecedeu em alguns dias a Conferência do Potengi, em Natal.
Ainda em agosto de 1943, o Estado Maior Anglo-Americano discutiu um ataque ao Japão a partir das ilhas Marianas – que precisavam serem reconquistadas dos japoneses –, pois enxergavam um desafio muito grande do ponto de vista logístico, a utilização de bases no continente chinês. Contrariando esta visão, Roosevelt autorizou no final do ano o uso de grandes bombardeios a partir da China, pois estava impaciente.
O plano previa que os aviões decolariam da China, atacariam o Japão, e pousariam em segurança de volta ao ponto de partida, sem risco de serem abatidos ou capturados. Esta ideia envolvia e dependia de um novo avião, o B-29 “Superfortress” (Superfortaleza Voadora), o mesmo tipo de aeronave que lançaria a bomba atômica, em 1945.

O B-29 era um projeto americano inédito, iniciado em 1939 que saiu do papel apenas em 1943, entrando em operação em 1944, justamente nesta missão especial. A maior novidade desse avião era o fato de ser um dos primeiro pressurizados, o que permitia a voar a grandes altitudes, entorno de 10 mil metros (m), o que tronava ideal para atravessar o Himalaia e difícil de ser abatido por caças inimigos ou baterias antiaéreas.
A tripulação de um B-29 era composta por até 11 pessoas – piloto, copiloto, bombardeiro, engenheiro de voo, navegador, operador de radiotelegrafo, observador de radar, artilheiro da direita, artilheiro da esquerda, controlador de tiro central e artilheiro da cauda. À época chegou a ser uma das maiores aeronaves americanas, um quadrimotor com cerca de 46 m de envergadura, 30 m de comprimento e mais de 8 m de altura.

Voltando ao plano de decolar da China. O primeiro desafio era como colocar os aviões em território chinês, tendo em vista que os equipamentos não tinham autonomia para cruzar o Pacífico. A solução foi utilizar a rota logística do teatro de operações China, Burma e Índia (CBI), com mais de 20.000 km de distância, na qual os aviões partiriam dos EUA, passariam pelo Brasil – mais especificamente em Natal/RN – em direção a África, antes de entrar no teatro CBI.
Para tal, foi criado o 20º Comando de Bombardeiros (1943 – 1945). Em dezembro de 1943, militares americanos chegaram à Índia para construírem a estrutura necessária, sobretudo, aeródromos, um total de oito. Tudo isso para preparar a chegada dos bombardeiros e suas tripulações, algo similar ao ocorrido em Natal/RN, ainda em 1941, antes dos EUA entrarem na guerra


A partir de março de 1944 os primeiros Grupos de Bombardeiros deixam os Estados Unidos e passam por Natal, sendo eles: 40th, 444th, 462tn e 468th. Isso pode ter totalizados cerca de 80 aeronaves do tipo B-29, até junho de daquele ano. Foi uma operação secreta e ágil, pois o quanto antes deveria chegar ao Oriente, o que ficou conhecido como a Operação Matterhorn. Vale explicar que a rota de voo partindo dos EUA não poderia utilizar o oceano Pacífico, pois a aeronave não tinha autonomia para decolar de uma ilha e retornar em segurança.
Ao longo dos anos era comum ouvir em Natal/RN a história da passagem desses aviões secretos, que ninguém pôde chegar perto ou fotografar. O relato ganhou força e um autor ao ser publicado no livro Fairwing Brazil, do autor John Harrison, onde é possível encontrar o seguinte trecho sobre a passagem das “Superfortalezas Voadoras”:
“No início de 1944, um dos meus companheiros da Marinha veio correndo animado para o laboratório fotográfico gritando; “Vamos lá para a linha de voo”. Você não vai acreditar no tamanho dos aviões que estavam chegando. Era o primeiro B-29 a caminho do Pacífico. Naquela época, o B-29 não tinha sido divulgado, então não tínhamos permissão para tirar nenhuma foto dele. Alguns desses primeiros B-29 estavam indo para a Índia e China para participar das primeiras campanhas de bombardeio contra o Japão. Isso foi antes de capturarmos as Ilhas Tinian ou Saipan, que mais tarde foram usadas como bases B-29. O uso de B-29 da Índia ou China aparentemente não foi eficaz e os ataques realmente bem-sucedidos ao Japão ocorreram mais tarde a partir de outras bases no Pacífico Ocidental”.

Com a ajuda do site do pesquisador Joe F Baugher conseguimos identificar 89 aeronaves B-29 que passaram por Natal, sendo todas ligadas aos 40th, 444th, 462tn e 468th Grupos de Bombardeiros. Esse número pode ser ainda maior, tendo vista que ocorreram acidentes durante o traslado, ainda na América Central, e pelo menos um deles ao decolar de Parnamirim.
Em 15 junho, 68 dessas “Superfortresses” decolaram à noite de bases de preparação em Chengtu para bombardear a Imperial Iron and Steel Works, em Yawata, em Kyūshū, a mais de 1.500 milhas de distância. Coincidentemente, a região onde as B-29’s permaneceram na China é a mesma que citamos no início desta publicação, onde o caça de 6ª geração fez o sobrevoo.
Voltando ao tema segunda guerra. A missão seria o primeiro ataque às ilhas japonesas desde o ataque Doolittle em abril de 1942 e marcou o início da campanha de bombardeio estratégico contra o Japão. Apenas quarenta e sete dos sessenta e oito B–29s no ar atingiram a área alvo; quatro abortaram com problemas mecânicos, quatro caíram, seis lançaram suas bombas devido a dificuldades mecânicas e outros bombardearam alvos secundários ou alvos de oportunidade. Apenas um B–29 foi perdido para aeronaves inimigas.
O bombardeiro muito pesado ainda sofria de problemas mecânicos que aterraram algumas aeronaves e forçaram outras a voltar antes de lançar suas bombas. Mesmo aqueles B–29s que atingiram a área alvo muitas vezes tiveram dificuldade em atingir o objetivo, em parte por causa da extensa cobertura de nuvens ou ventos fortes. Formações maiores poderiam ter ajudado a compensar o bombardeio impreciso, mas Saunders não tinha B 29s suficientes para despachar grandes formações.
Além disso, a Vigésima Força Aérea periodicamente desviava as Superfortalezas de alvos estratégicos para apoiar os comandantes do teatro no Sudeste Asiático e no sudoeste do Pacífico. Por essas razões, o XX Comando de Bombardeiros e os B-29s falharam amplamente em cumprir sua promessa estratégica. A partir de 1945, os ataques partiram da ilha de Tinian, no arquipélago das Marianas. De fato, ficou pouco registro ou quase nenhum da passagem desses aviões pelo Brasil.

Lista das B-29 que passaram por Natal/RN
N | BG | SN | Data da Incorporação | Name |
1 | 444th | 4224420 | 28/04/1944 | |
2 | 40th | 4224452 | 09/05/1944 | |
3 | 468th | 4224446 | 09/05/1944 | |
4 | 462nd | 4224448 | 10/05/1944 | |
5 | 444th | 4224464 | 11/05/1944 | |
6 | 462nd | 4224459 | 16/05/1944 | |
7 | 40th | 4224457 | 17/05/1944 | Battlin Beauty” |
8 | 40th | 4224466 | 17/05/1944 | “Able Fox” |
9 | 444th | 4224462 | 18/05/1944 | “Princess Eileen II” |
10 | 462nd | 4224456 | 18/05/1944 | “The Shirek” |
11 | 462nd | 4224461 | 18/05/1944 | “Haulinass” |
12 | 468th | 4224469 | 19/05/1944 | “Wham Bam” |
13 | 462nd | 4224463 | 20/05/1944 | “Humpin Honey” |
14 | 444th | 4224472 | 22/05/1944 | |
15 | 462nd | 4224474 | 23/05/1944 | |
16 | 462nd | 4224475 | 23/05/1944 | |
17 | 462nd | 4224479 | 24/05/1944 | |
18 | 462nd | 4224484 | 24/05/1944 | “Our Gal” |
19 | 444th | 4224485 | 25/05/1944 | “Lady Marge” |
20 | 468th | 4224486 | 26/05/1944 | |
21 | 468th | 4224487 | 26/05/1944 | “Bengal Lancer” |
22 | 40th | 4224471 | 28/05/1944 | “Ramblin Wreck” |
23 | 40th | 4224492 | 30/05/1944 | “Deacon´s Disciple II” |
24 | 468th | 4224494 | 31/05/1944 | “Mary Ann” |
25 | 462nd | 4224500 | 01/06/1944 | |
26 | 40th | 4224503 | 02/06/1944 | “Nippon Niper II” |
27 | 444th | 4224510 | 03/06/1944 | “Old Rover” |
28 | 468th | 4224504 | 03/06/1944 | “Gunga Din” |
29 | 444th | 4224507 | 07/06/1944 | “Batchelor Quarters” |
30 | 40th | 4224513 | 08/06/1944 | “Swearter Out” |
31 | 444th | 4224518 | 09/06/1944 | |
32 | 444th | 4224524 | 13/06/1944 | “Super Mouse” |
33 | 40th | 4224522 | 14/06/1944 | “B-Sweet II” |
34 | 462nd | 4224531 | 17/06/1944 | |
35 | 462nd | 4224535 | 17/06/1944 | |
36 | 40th | 4224541 | 20/06/1944 | “Bombin Buggy II” |
37 | 468th | 4224542 | 22/06/1944 | “Lady Hamilton II” |
38 | 468th | 4224546 | 22/06/1944 | |
39 | 462nd | 4224505 | 30/06/1944 | “Wild Hair” |
40 | 468th | 4224567 | 05/07/1944 | |
41 | 40th | 4224572 | 07/07/1944 | “Wichita Witch” |
42 | 40th | 4224579 | 10/07/1944 | “Eddie Allen” |
43 | 40th | 4224574 | 11/07/1944 | “293” |
44 | 40th | 4224582 | 14/07/1944 | “Little Clambert” |
45 | 444th | 4224583 | 15/07/1944 | “Lucky Lady” |
46 | 40th | 4224587 | 15/07/1944 | “San Antonie Rose” |
47 | 40th | 4224589 | 15/07/1944 | “Calamity Jane” |
48 | 462nd | 4224590 | 17/07/1944 | “Celestial Princess” |
49 | 40th | 4224482 | 24/05/1944 | Acidente Natal 10/08/1944 |
50 | 40th | 4224620 | 31/07/1944 | “Sleepy Time Gal” |
51 | 40th | 4224621 | 31/07/1944 | “Yokohama Yo-Yo” |
52 | 444th | 4224580 | 19/08/1944 | “Undecided” “Flyin Jackass” |
53 | 40th | 4224685 | 31/08/1944 | “The Outlaw” |
54 | 468th | 4224678 | 31/08/1944 | “Kickapoo Lou” |
55 | 468th | 4224704 | 08/09/1944 | “Gear Box” |
56 | 468th | 4224703 | 09/09/1944 | “American Beuaty” |
57 | 468th | 4224706 | 12/09/1944 | |
58 | 40th | 4224718 | 14/09/1944 | “Black Magic II” |
59 | 468th | 4224715 | 14/09/1944 | “Old Campainer” |
60 | 444th | 4224720 | 18/09/1944 | “Fu-Kmal-tu” |
61 | 40th | 4224726 | 19/09/1944 | |
62 | 462nd | 4224711 | 19/09/1944 | |
63 | 444th | 4224723 | 22/09/1944 | “Shangai Lil Rides Again” |
64 | 444th | 4224724 | 22/09/1944 | “Hollywood Comando” |
65 | 40th | 4224729 | 22/09/1944 | “Nippon Niper III” |
66 | 444th | 4224731 | 23/09/1944 | “Victory Girl” |
67 | 444th | 4224736 | 24/09/1944 | |
68 | 468th | 4224734 | 24/09/1944 | “Miss Lead” |
69 | 444th | 4224730 | 26/09/1944 | “High And Migthy” |
70 | 40th | 4224737 | 27/09/1944 | “Kagu Tsuchi” |
71 | 468th | 4224429 | 30/09/1944 | “Blind Date” |
72 | 462nd | 4224786 | 16/10/1944 | “Assid Test” |
73 | 462nd | 4224801 | 21/10/1944 | |
74 | 462nd | 4224800 | 24/10/1944 | |
75 | 462nd | 4224838 | 07/11/1944 | |
76 | 468th | 4224857 | 11/11/1944 | “Joker´s Wild” |
77 | 444th | 4224861 | 15/11/1944 | |
78 | 444th | 4224873 | 18/11/1944 | “Snuffy” |
79 | 468th | 4224879 | 18/11/1944 | |
80 | 468th | 4224691 | 22/11/1944 | “Fast Company” |
81 | 468th | 4224714 | 27/11/1944 | “Robert J Wilson” |
82 | 444th | 4224891 | 28/11/1944 | “Monsoon Goon II” |
83 | 444th | 4224897 | 28/11/1944 | “Joker´s Wild II” |
84 | 462nd | 4224728 | 30/11/1944 | |
85 | 444th | 4224899 | 01/12/1944 | |
86 | 462nd | 4224896 | 01/12/1944 | “Mis-Chief-Mark” |
87 | 462nd | 4224898 | 01/12/1944 | |
88 | 462nd | 4224904 | 07/12/1944 | “Ramp Tramp II” |
89 | 468th | 4224719 | 10/12/1944 | “The Uninvited II” |
Referências e fontes de consulta:
Livro Flight to Everywhere
Livro Fairwing Brazil