A entrega dos textos deve ocorrer até o dia 20 de setembro na sede do Comando do 3º Distrito Naval
Os estudantes do Rio Grande do Norte que pretendem participar do concurso de redação da Operação “Cisne Branco” 2024 (OCB), promovido pela Marinha do Brasil, devem realizar a entrega do texto até o dia 20 de setembro, na sede do comando do 3º Distrito Naval (3DN).
O concurso é direcionado às escolas públicas e particulares, com proposições diferenciadas para os Ensinos Fundamental e Médio. Os primeiros colocados em nível nacional ganharão um notebook cada e uma visita especial ao navio “Cisne Branco”. Há ainda premiação, medalhas e certificados para os melhores colocados em nível distrital e municipal.
Poderão participar da OCB/2024 os alunos regularmente matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os alunos do Ensino Fundamental, o tema é “O valor de uma marinha bem equipada”, enquanto que os estudantes do Ensino Médio devem escrever sobre, “A importância dos investimentos no poder naval para o fortalecimento do Brasil”.

A redação deverá ser escrita à mão e ter de 20 a 40 linhas, utilizando-se caneta preta ou azul. Ressalta-se que não poderá haver qualquer identificação na página da redação escrita. Devido a isso, a redação deverá estar anexa a uma capa contendo os seguintes dados: nome do aluno, série, nome da escola, telefone do aluno (ou representante) e da escola. A capa e a folha da redação poderão ser escritas em folha de caderno normal. Ademais, não é necessário atribuir um “título” à redação, basta utilizar o tema proposto.
Sobre a Operação “Cisne Branco” (OCB)
A OCB é uma atividade de relações públicas conduzida pela MB, que visa a contribuir para o desenvolvimento da mentalidade marítima no contexto da sociedade brasileira, despertando nos jovens, pais e professores o interesse por temas de relevância para a Força Naval.

O Navio Veleiro Cisne Branco, ou U-20 da Marinha do Brasil, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 9 de março de 2000.
Exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.
Serviço:
O que: Concurso de redação Operação “Cisne Branco” no Rio Grande do Norte
Quando: Até 20 de setembro de 2024
Onde: 3º Distrito Naval (Rua Coronel Flamínio, nº100 – Santos Reis – Natal – RN).
Saiba Mais: Telefone: (84) 3216-3008 ou e-mail: diego.oliveira@marinha.mil.br
Regulamento: https://www.marinha.mil.br/operacao-cisne-branco