Na segunda-feira, 18, o 1º/14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV), o esquadrão “Pampa”, atingiu a marca histórica de 100 mil horas de voo em aeronaves F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB). Para celebrar o feito, foi inaugurado um monumento na Base Aérea de Canoas (Baco), onde o esquadrão está sediado.
O esquadrão Pampa é uma Unidade de Caça que contribui com a manutenção da soberania do Espaço Aéreo brasileiro. O esquadrão operou diversas aeronaves de caça ao longo de sua história, incluindo o atual F-5M, uma versão modernizada do caça F-5 Tiger II.
O Esquadrão Pampa é uma Unidade de Caça que contribui com a manutenção da soberania do Espaço Aéreo brasileiro. Localizado na Base Aérea de Canoas (BACO), no estado do Rio Grande do Sul, o Esquadrão operou diversas aeronaves de caça ao longo de sua história, incluindo o atual F-5M, uma versão modernizada do caça Northrop F-5 Tiger II.
O voo histórico ocorreu com cinco aeronaves e contou com a presença do Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), major-brigadeiro do ar Vincent Dang.
No exato momento em que se completaram, em voo, as 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa, o Comandante do 1º/14º GAV, Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães, comunicou via rádio. “Neste momento, o Esquadrão Pampa atinge a notável marca de 100 mil horas voadas em aeronaves F-5. Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de todos, pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é. E que venham muitas mais horas voadas pelo 1º/14º GAV. À Caça! Pampa!”, declarou.



A aeronave
O F-5 tem uma trajetória rica no Esquadrão Pampa, desde sua chegada em 1976, demonstrando sua versatilidade e confiabilidade. Assim, tornou-se uma peça fundamental do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Com a modernização do projeto, o F-5M possui aviônicos, sistemas aero embarcados e armamentos que o capacitam a operar em cenários complexos.
O F-5 tem uma trajetória rica no Esquadrão Pampa, desde sua chegada em 1976, demonstrando sua versatilidade e confiabilidade. Assim, tornou-se uma peça fundamental. Com a modernização do projeto, o F-5M possui aviônicos, sistemas aero embarcados e armamentos que o capacitam a operar em cenários complexos.
Saiba mais:
Esquadrão Pampa alcança marca de 100 mil horas de voo em aeronaves de caça F-5