Já é Cruzex! Oficialmente o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex 2024) começou neste domingo, 3, e segue até o dia 15 de novembro. Os amantes da aviação puderam ter um gostinho do que será a operação, ontem, 2, com achegada dos esquadrões estrangeiros na Base Aérea de Natal, que se somaram aos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB).
O destaque desse sábado foram as seis aeronaves F-15 “Eagle” da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) pertencentes a 159ª Ala da Guarda Aérea Nacional da Louisiana. A vinda marca a pela primeira vez que o F-15 opera no Brasil.
Além deles, também pousaram os F-16 da Força Aérea do Chile, os KT-1 do Peru e os IA-63 “Pampas” argentinos, sem falar nos aviões de carga C-17 USAF e reabastecedores aéreos (KC).
Segue release oficial da Cruzex 2024
CRUZEX 2024: maior exercício operacional da América Latina, realizado pela FAB, começa neste domingo (03/11)
Treinamentos ocorrerão a partir da Base Aérea de Natal (BANT) até o dia 15 de novembro.
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, na próxima segunda-feira (04/11), uma coletiva de imprensa para o início do maior exercício operacional multinacional da América Latina: o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. Profissionais de imprensa, nacionais e estrangeiros, estão convidados para a coletiva, com início às 9 horas, na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN).
O Diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, que também é Comandante da BANT, será o porta-voz da FAB juntamente com alguns representantes de países estrangeiros.
A edição deste ano vai reunir 16 países e cerca de 100 aeronaves. Participam com esquadrões de voo em território brasileiro: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal; com pessoal para realizar tarefas espaciais e cibernéticas: Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru; e como observadores: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai.
O exercício organizado pela FAB permite que os militares treinem o combate aéreo em operações combinadas. Dessa forma, diferentes nações atuam em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes. Trata-se de uma operação aérea multinacional comandada pela FAB desde 2002.
Aeronaves – Dos países participantes com aeronaves, o Brasil estará presente com os caças F39 Gripen, F-5EM, A-1, A-29B, de transporte C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil (MB); a Argentina, com IA-63 Pampa e KC-130H; o Chile com o KC-135 e F-16; a Colômbia com KC-767; os Estados Unidos com F-15 e KC-46 (767); Paraguai com AT-27 e C-212; Peru com KT-1P e KC-130; e Portugal com KC-390.
Grupo oficial de WhatsApp – Com o objetivo de facilitar o envio das informações de interesse jornalístico, de modo que veículos nacionais e internacionais sejam alcançados de forma ágil e precisa, está disponível para acesso o grupo oficial de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GTZ8N9aoSbpCRb3hjtymq4
Para demais informações acesse o site – https://cruzex.fab.mil.br/
Telefone para contato – +55 (61) 99655-5988
ATENÇÃO Orientações para acesso à BANT no Media Day – A chegada dos profissionais de imprensa, na BANT, será às 7 horas da segunda-feira (04).
O acesso ocorrerá no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) – antigo aeroporto de Natal. TERÃO ACESSO SOMENTE PROFISSIONAIS PREVIAMENTE CREDENCIADOS E QUE RECEBERAM AS CONFIRMAÇÕES VIA E-MAIL, munidos de cópia do documento pessoal com CPF ou passaporte, “Termo e Condições” de participação devidamente assinados e, caso aplicável, comprovações (crachá) dos veículos de imprensa que representam. Após conferência, os profissionais credenciados serão embarcados em ônibus e direcionados para o auditório onde acontecerá a coletiva de imprensa, que terá duração de uma hora. Em seguida, todos serão encaminhados até o pátio de aeronaves para gravação das passagens e registros fotográficos.
Participação no Media Flight – Profissionais que participarão do voo a bordo das aeronaves KC390 Millennium e C-105 Amazonas, serão informados detalhadamente em seu e-mail cadastrado até o domingo (03/11), quando deverão confirmar o recebimento e ratificar sua intenção de participar do voo. Importante ressaltar que há restrições de segurança de voo e, por isso, há limitação no número de vagas nas aeronaves para a composição da equipe que participará do voo.
SERVIÇ
Evento: Coletiva de Imprensa CRUZEX 2024
Quando: 4 de novembro
Horário: 9 horas Local: Base Aérea de Natal (BANT) – antigo Aeroporto de Natal.