A segunda guerra mundial trouxe diversas transformações socioeconômicas para a cidade do Natal e um dos segmentos que mais se beneficiou foi o comércio. A falta de regras cambiais, em que os comerciantes em dólar os valores dos produtos sem fazer conversão para o Mil-réis ou Cruzeiro, em que a proporção era de 18 moedas locais para 1 estrangeira. Diante desse cenário favorável, grandes marcas cresceram e se popularizaram, a exemplo da Casa Rio.
Mas onde ficava a Casa Rio, em Natal, no período da guerra?

Atualmente, o endereço está totalmente desfigurado e distante daquele cenário arquitetônico cheio de detalhes nas paredes e fachada. O endereço em questão é a Rua Ulisses Caldas, quase na esquina com a Avenida Rio Branco, em Cidade Alta.
A imagem que ilustra esse post é do autor John R. Harrison, o Jack, e consta no livro Fairwing Brazil. Podemos ver um oficial da marinha em um jeep USN (United State Navy), acompanhado da senhorita Guinora Pinheiro. A Casa Rio foi o embrião do que hoje conhecemos como lojas Rio Center.
Um detalhe interessante está no toldo da loja, onde dia que se falava Inglês. Talvez um importante atrativo para os cliente americanos.


