O blog teve acesso a uma imagem muito interessante e que merecia um post sobre a real localização do local retratado, identificado como uma sucata ou ferro velho de Parnamirim. À primeira vista, nem parece ser na base situada no Brasil, principalmente pelos tipos de aeronaves – ou parte delas – que aparecem na foto.
Mas então, onde era a sucata de Parnamirim Field?
A foto é interessante por apresentar aeronaves pouco conhecidas e desmontadas em um terreno. No primeiro plano observamos os restos de um Vultee A-35 Vengeance, seguido do que parece ser um Grumman G-21 Goose e um A-20 “Havoc”, além de dezenas de peças e estruturas metálicas.
A identificação do local foi possível apenas com um recorte da imagem onde podemos visualizar quatro hangares, da esquerda para direita, dois da Força Aérea Brasileira, um da Linee Aeree Transcontinentali Italiane (LATI) e outro da Air France. Estes dois últimos anteriores ao período da segunda guerra.
Portanto, chegamos a conclusão que o fotógrafo estaria próximo a linha férrea, numa área próxima do atual Corpo de Bombeiros da Base Aérea de Natal. Comparamos imagens antigas e atuais para tal desfecho, sabendo que alguns dos hangares não existem mais.



