Onde Era: A varanda com símbolo da embaixada dos EUA?

Ao longo do tempo, cenas urbanas de diversas cidades se transformaram, ao ponto de se tornarem irreconhecíveis. Em alguns casos para melhor e em outros para pior. Neste post da série “Onde era”, vamos falar sobre uma foto até então desconhecida e que chegou por meio de pesquisadores pernambucanos, que acham se tratar de algum prédio em Recife/PE.

A imagem está um pouco distorcida, porém, muito interessante pois mostra em destaque o brasão do Departamento de Estado dos Estados Unidos, também conhecido por ornamentar embaixadas e consulados. O símbolo está sobre uma pequena varanda e um prédio com contornos arquitetônicos modernos, parecendo ser pós-guerra.

Mas “Onde Era” o prédio da representação da embaixada americana?

Historicamente durante a segunda guerra a embaixada dos EUA instalou um consulado em Natal/RN, principalmente, para atender as demandas dos milhares de soldados que passaram pela cidade naquele período. E como é de conhecimento, esse departamento funcionou no antigo casarão do industrial do algodão João Câmara na Avenida Hermes da Fonseca, até meados de 1947, onde também funcionou a sede do comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil entre as décadas 1970 e 2010.

Para nossa surpresa, ao que parece pela imagem aqui analisada, em algum momento da história – por mais curto que tenha sido – o consulado também funcionou em sala no edifício Mossoró, no bairro da Ribeira, na esquia da Rua Câmara Cascudo com Praça Augusto Severo.

Podemos comparar como o prédio está nos dias atuais, após recuperação arquitetônica.

Ao detalhar como era o bairro da Ribeira, o professor Lenine Pinto, na página 79 do livro “Natal USA”, informa que este endereço também hospedou um importante órgão americano durante a guerra. Estamos falando do escritório da Coordenação de Assuntos Interamericanos, responsável por introduzir no Brasil a cultura norte-americana, por intermédio da música, cinema, literatura e demais segmentos. Era uma resposta aos germanófilos e uma maneira de aproximar as duas nações.

Edifício Mossoró na Ribeira, em Natal/RN (Foto: Fred Nicolau)

O presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt colocou à frente dessa coordenação o Nelson Rockeffeler, neto do magnata John D. Rockefeller, que veio ao Brasil em setembro de 1942 para a instalação do escritório nacional de Assuntos Interamericanos. Em Natal funcionava um comitê local, presidido por médico Dr. Milton Ribeiro, inaugurado em 6 de março de 1943.

Essa iniciativa era uma ação prática do que ficou conhecido como Política da Boa Vizinhança, resultado na visita de Wall Disney ao Brasil e a criação do personagem Zé Carioca e o documentário nunca finalizado “It’s All True” do cineasta Orson Welles. Vale lembrar que o Escritório de Assuntos Interamericanos atuava de perto com o Departamento de Imprensa e Propaganda do Governo Vargas.

Montagem sobreposta das imagens