A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou no ar o site oficial do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex 2024), confirmando a participação dos Estados Unidos com os caças F-15 “Eagle”, na primeira quinzena de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT).

O portal parece ainda estar em produção, faltando seções como “Notícias” e informações básica sobre a Cruzex em si. Contudo, traz muitas novidades, principalmente no que diz respeito as aeronaves apresentada por países, além dos EUA.
O Brasil, a FAB divulga o F-39 “Gripen” e o KC-390 como novidades, sendo este último apresentado também como meio aéreo inédito por Portugal. Os argentinos, por sua vez, trarão os IA-63 “Pampa”, ao invés dos populares A-4. Graças ao Paraguai, a BANT voltará a ver o AT-27 “Tucano” e um avião diferente, um transporte C-212. O Peru vem com algo diferente também, um avião de treinamento KT-1, de fabricação coreana.

Fora essas novidades, site confirma o Chile com F-16 e não traz informações sobre os Kfir´s da Colômbia, como já tinha sido especulado. Sem falar na ausência dos Mirage´s franceses e dos A-4´s da Marinha do Brasil.
Outro dado que demonstra a grandiosidade dessa edição da Cruzex é a quantidade de participantes, com 16 países em destaque (Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e EUA).
Como já dissemos antes, o site parece estar em construção e não seria surpresa alguma alteração nos próximos dias. Por isso, vamos continuar acompanhando as atualizações, tendo em vista se tratar de um domínio (URL) oficial da FAB.
Link: cruzex.fab.mil.br/
